Após 20 anos de colaboração entre o Porto de Setúbal e a Volkswagen Autoeuropa, a parceria expressa através da concessão do Terminal Volkswagen/Autoeuropa foi renovada, com a prorrogação do respetivo contrato por mais cinco anos, renovável.

 

A vinda do novo modelo para a fábrica de Palmela, em 2017, cria a expetativa dum significativo aumento do volume de produção de veículos e também, previsivelmente,  da movimentação através do Porto de Setúbal. Por consequência, as ligações existentes irão ser reforçadas e poderá haver mais destinos a serem servidos diretamente a partir do Porto de Setúbal, o que reforçará a sua importância no movimento roro, nos contextos nacional e internacional.

 

Os veículos do Grupo Volkswagen fabricados na Autoeuropa exportados pelo Porto de Setúbal, em 2015, superaram as 80 mil unidades, tendo como principais destinos a Alemanha, porto de Emden, (principal hub logístico da VW), pela linha da VW Transport; a China, portos de Guangzhou, Shanghai  e Xingang, pela linha NYK; o Reino Unido, portos de Grimsby, Sheerness, Tyne, White Hill Point, pela linha EML.

 

A fábrica de Palmela da Volkswagen Autoeuropa foi considerada a melhor unidade de produção de 2015, o que lhe valeu o prémio de melhor fábrica da marca, durante a conferência anual de produção e logística da Volkswagen, realizada na Alemanha. Foi, inclusive, a primeira unidade industrial instalada fora deste país a receber tal distinção.

 

É de realçar ainda que o Porto de Setúbal é e continuará a ser o eixo de escoamento mais importante na exportação dos veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa, o que contribui decisivamente para a liderança do porto na movimentação roro de veículos ligeiros em Portugal.

 

Partilhe esta notícia