O Porto de Setúbal foi escolhido para receber a visita do veleiro “Tres Hombres”, a única embarcação de carga transatlântica, sem motor, que promove o transporte sustentável de produtos biológicos só com energia eólica. A embarcação estará no porto até esta terça-feira.

O “Tres Hombres” é um veleiro de 32 metros, reconstruído em 2008, da Fair BV Shipping and Trading, com sede na Holanda, sem motor auxiliar, que pode transportar até 35 toneladas de carga, em serviços de cargas sustentáveis, e opera durante oito meses por ano, entre a Europa, desde a Holanda, para as ilhas atlânticas, as Caraíbas e América.

Nesta viagem, transporta um carregamento de bacalhau e vinho, que vai amadurecer durante dez meses no porão, e continuará, desde Setúbal, para carregar rum, cacau, café e bagas de chocolate.

A vinda ao Porto de Setúbal inclui também outra parceria humanitária com o Projeto Sail a Future, da Fundação Holandesa Paint a Future, criada em 2001, pela artista plástica Hetty van der Linder, tendo como fim “realizar Sonhos de crianças desfavorecidas, em países e/ou situações precárias”, neste caso, destinado a apoiar crianças da Ilha Brava, de Cabo Verde, e do Brasil.

Neste projeto, o Externato Diocesano Sebastião da Gama, de Setúbal, e o movimento REUTILIZAR irão enviar manuais escolares e equipamentos de ginástica, para a Ilha Brava e Brasil.

Durante a tarde de ontem, crianças do Externato, filhos de colaboradores da APSS pintaram uma vela e bandeiras do barco, com os seus desejos para as crianças cabo-verdianas e brasileiras.

A iniciativa conta com o apoio da APSS,  da Capitania do Porto de Setúbal, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Alfândega, da  agência de navegação Portmar e da empresa de rebocadores Atlantic Tugs/Lutamar.

Partilhe esta notícia