O Porto de Setúbal vê as suas ligações ao sul de Espanha, ao Reino Unido e ao norte da Europa continental melhoradas através do operador de Linha Regular OPDR – Oldenburg-Portugiesische Dampfshifs – Rederei,  com o novo  serviço POSS (Portugal & South Spain), com apenas quatro dias de tempo de trânsito entre Andaluzia e Reino Unido.

 

Com mais rotação e menor tempo de trânsito, o melhor existente no mercado, o serviço POSS no Terminal de Contentores, concessionado à Sadoport, terá afetos os Navios Las Palmas, OPDR Cádis, OPDR Lisboa, OPDR Tanger, Sylt e Daniela B e a rotação será Tilbury (RU) – Roterdão (HOL) – Setúbal (POR) – Algeciras (ESP) – Sevilha (ESP) – Cartagena (ESP) – Huelva (ESP) – Tilbury (RU).

 

A OPDR, presente no Porto de Setúbal desde 2015, é especialista no short sea shipping na Europa e integra o Grupo CMA CGM, um dos maiores armadores mundiais, vindo o novo serviço no seguimento também da recente ‘joint venture‘ estabelecida entre a OPDR e a Boluda no Porto de Sevilha, trata-se de um serviço com grande vocação para o transporte de produtos refrigerados.

 

Este novo serviço é mais um contributo para a consolidação do posicionamento do Porto de Setúbal e do seu Terminal de Contentores nas principais rotas europeias do mercado short sea shipping, com mais oferta, operacionalidade e competitividade.

 

O Porto de Setúbal tem vindo a registar um comportamento muito positivo da movimentação de contentores, com 156,5 mil TEU em 2016, que já representa 5,7% do total nacional. O movimento de contentores, entre 2008 e 2016, alcançou uma média de crescimento anual (tmac) de 28,3%, cresceu de 17,4 mil TEU para 156,5 TEU. Já o volume de carga deste segmento cresceu 33,1% em 2016, face a 2015, com um total de 1,7 milhões de toneladas (entre 2012 e 2016 registou uma tmac de 43,5%).

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