O Porto de Setúbal foi o que mais cresceu no nosso país, atendendo ao total de toneladas movimentadas, de janeiro a julho, tendo obtido um incremento de 22,4% face ao período homólogo em 2013. Afirmando-se como um parceiro de excelência no apoio à evolução positiva da economia portuguesa.

Para estes números, contribuíram sobretudo os granéis sólidos e a carga geral, ambos com um crescimento de 26%. Todos os segmentos de cargas geral registaram crescimento, face ao ano anterior, a saber: 60,6 mil TEU contentores (+ 75%); 92,5 mil viaturas (+ 22%); carga fracionada 1,9 milhões (+13%). Das principais mercadorias, destacam o cimento e o clínquer, ambos de exportação, bem como os produtos metalúrgicos, adubos, madeira e minério.

Recorde-se que o Porto de Setúbal tem sido a porta de saída dos concelhos exportadores nacionais, figurando na lista top 10, o que o posiciona como um dos maiores portos exportadores do país, com 67% de exportação do seu movimento total. Os concelhos de Palmela e Setúbal são, respetivamente, o 2º e o 4º a nível nacional.

Partilhe esta notícia