O Porto de Sines anunciou, esta sexta-feira, que ultrapassou, no corrente mês de outubro, a barreira de um milhão de TEU (medida padrão equivalente a contentores com 20 pés de cumprimento) processados.

A infraestrutura fechou o terceiro trimestre com “um crescimento expressivo no segmento da carga contentorizada, com um total de 926.531 TEU, correspondendo a cerca de 34% mais do que o conseguido em igual período de 2013”.

Entre janeiro e setembro, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, teve um impacto significativo no aumento da carga geral, que ultrapassou os 11 milhões de toneladas, mais 22% face a igual período de 2013. Em comunicado o Porto de Sines salienta que “desde abril foram movimentados sistematicamente mais de 100.000 TEU em cada mês, tendo Setembro sido o melhor mês de sempre com 113.484 TEU operados”.

No que diz respeito ao total global, Sines registou uma movimentação total de 27,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 0,3%, em relação ao período homólogo de 2013. De lembrar que o início deste ano ficou marcado pela paragem técnica da Refinaria da Petrogal, que durou cerca de 2,5 meses.

De destacar ainda o aumento de carga com origem e destino em países fora da EU, da ordem dos 5,5% e, principalmente, o importante incremento na carga à exportação, com mais 5,2%.

Embora o número de navios em operação comercial registe apenas mais dez embarcações que em 2013, o GT Total aumentou 9%, em consonância com a vocação de Sines para a receção de grandes navios.

Partilhe esta notícia