É já conhecido o vencedor da 2ª edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa: Amadeu da Silva Baptista. O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio à obra “Poemas de Leonardo”.

A cerimónia de entrega do prémio está agendada para o dia 27 de outubro, pelas 16:00h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.

O Prémio de Poesia Joaquim Pessoa foi criado pela Câmara Municipal da Moita, em parceria com a Editora Edições Esgotadas, em 2015, no âmbito das comemorações dos 40 anos de atividade literária do poeta, e destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra de poesia escrita em língua portuguesa, indo ao encontro de um dos grandes objetivos do Município da Moita: oferecer cada vez mais estímulos à produção, criação e difusão cultural, nomeadamente, à criação literária.

O valor do prémio é de 5 000 euros, atribuído pela Câmara da Moita, cabendo à Editora Edições Esgotadas a publicação da obra vencedora.

 

Composição do júri desta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa:

 

Presidente – Annabela Rita – Doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e Agregada em Literatura. Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Diretora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias), Presidente da APT (Associação Portuguesa de Tradutores) e Administradora do OLP (Observatório da Língua Portuguesa)

Membro – Dionísio Vila Maior – Doutorado em Literatura Portuguesa. Professor de nomeação definitiva da Universidade Aberta. Membro do Instituto Fernando Pessoa. Membro da Academia Lusófona Luís de Camões.

Membro – Ana Maria Oliveira – Doutorada em Psicolinguística e Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Viseu e Docente convidada da Universidade Católica. (Representante da Editora Edições Esgotadas).

Membro – Luísa Antunes Paolinelli – Doutorada em Literatura Comparada e Docente na Universidade da Madeira.

 

Membro – José Beiramar – Psicólogo Clínico e diretor da Escola Técnica Profissional da Moita (representante da Câmara Municipal da Moita).

 

Partilhe esta notícia