O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, foi uma das personalidades convidadas pela embaixada de Cuba para um encontro com o herói do povo cubano, Gerardo Hernandéz.

Hernandéz, que foi um dos cinco antiterroristas cubano condenado e preso nos Estados Unidos, no âmbito de um processo político esteve em Portugal, na Festa do Avante. Aproveitando a presença em Portugal de Hernandez, a embaixadora de Cuba, Johana Tablada promoveu ontem (7 de setembro), um encontro entre o herói do povo cubano com várias personalidades. Vítor Proença, em outubro de 2008, intercedeu pessoalmente junto da atriz norte-americana Susan Sarandan, sensibilizando-a para a luta do povo cubano e para a libertação dos cinco presos políticos, entre eles, Gerardo Hernandéz, que ontem agradeceu a Vítor Proença a solidariedade demonstrada.

Gerardo Hernandéz foi condenado pela justiça norte – americana a duas penas perpétuas e 15 anos de reclusão. Foi libertado a 17 de dezembro de 2014 no âmbito de uma troca de prisioneiros entre Cuba e as autoridades norte – americanas, sendo devolvido a Cuba, depois de um total de 16 anos nas prisões norte – americanas, juntamente com outros quatro patriotas igualmente detidos nos Estados Unidos.

Este facto constituiu uma significativa vitória diplomática e politica para Cuba bem como para o vasto movimento internacional de solidariedade que pugnou pela libertação dos Cinco heróis de Cuba, cumprindo-se a promessa de Fidel Castro.

 

Partilhe esta notícia