Os deputados do PSD do distrito de Setúbal reuniram esta semana, a seu pedido, com o presidente do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), Vítor Reis, a propósito da insolvência da Cooperativa Bairro dos Trabalhadores, de Azeitão.

Nesta reunião, onde se fizeram acompanhar por alguns moradores, o presidente do IHRU garantiu que defenderá intransigentemente o interesse público com a garantia de que os moradores de Pinhal de Negreiros e Vendas de Azeitão, no concelho de Setúbal, não serão abandonados.

De acordo com Vítor Reis, se o IHRU não tivesse reclamado os seus créditos que só representam 5% da dívida de 12,4 milhões de euros que a Cooperativa acumulou, estes créditos ficariam na mão dos restantes credores que consumariam o despejo destas habitações.

Importa recordar que no encontro que os deputados social-democratas tiveram com os moradores na passada semana, comprometeram-se a acompanhar o assunto e a marcar uma reunião de urgência com o IHRU para abordar esta questão.

Neste sentido, os deputados do PSD manifestaram a Vítor Reis a sua preocupação pelo futuro destas famílias, que na sequência da cooperativa ter sido declarada insolvente há um ano, podem a qualquer momento perder os apartamentos para os credores.

O deputado social-democrata, Paulo Ribeiro, diz que a intenção de salvaguardar o interesse público e os moradores, poderá permitir um desfecho que satisfaça todas as partes envolvidas. No entanto, exortou o Ministério Público a averiguar as eventuais responsabilidades penais dos Órgãos Sociais da Cooperativa que, com a sua conduta, conduziu a cooperativa à insolvência, lesando gravemente os seus associados e que são moradores destes bairros.

Partilhe esta notícia