O presidente dos Puertos del Estado, José Llorca Ortega visitou o Porto de Sines onde se reuniu com João Franco, presidente da APS, e Vitor Caldeirinha, presidente da APP. Na agenda deste encontro esteve o apoio mútuo entre Portugal e Espanha a candidaturas de ambas as partes a fundos comunitários, com vista ao desenvolvimento de soluções informáticas de suporte ao transporte transfronteiriço de mercadorias, com grande ênfase na intermodalidade e na logística.

As candidaturas estão em preparação para serem apresentadas ao CEF – Connecting Europe Facility (CEF), no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, contando o projeto do lado de Portugal com 16 beneficiários e outras tantas entidades de suporte direto ao projeto.

De acordo com o presidente da APP, outro tema em cima da mesa foi a “candidatura a projetos no âmbito dos navios a LNG”, considerado como o combustível do futuro no transporte marítimo e alvo de aposta e de fundos importantes a nível europeu.

“Falámos sobre projetos conjuntos que vão reforçar a possibilidade dos dois países captarem fundos europeus para aspetos que entendemos que são essenciais para a competitividade dos nossos portos”, afirmou José Llorca Ortega, no final do encontro. O responsável sublinhou que Portugal e Espanha têm uma “posição periférica no que diz respeito ao transporte para a Europa”, mas que, por outro lado, têm “uma posição central em relação ao transporte marítimo internacional”.

Assim, e tendo em conta que “as possibilidades de captação de tráfego dos nossos portos são grandes”, José Llorca defende que esta união ibérica “é vantajosa para todos”.

Vítor Caldeirinha destacou ainda que “as candidaturas serão separadas, embora completamente integradas”.

Partilhe esta notícia