Com saída da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a procissão percorreu as ruas do Barreiro Velho, Avenida Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais com principal destaque na Avenida Bento Gonçalves, onde no Rio Tejo foi dada a bênção e lançadas pétalas de rosas.

No cortejo participaram a Banda Musical do Rosário e as individualidades Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e Sara Oliveira, Provedora da Santa Casa da Misericórdia.

Em termos históricos, nos “séculos XV/XVI existia uma pequena ermida dedicada a S. Roque, onde hoje se situa a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em data indeterminada a Confraria de S. Roque terá cedido a ermida à Irmandade de S. Pedro, constituída por marítimos e pescadores da Vila do Barreiro, a qual se encontra ali desde 1629.

A partir de 1736, tem início a romaria à Senhora do Rosário, imagem venerada na velha ermida, transformando-se a partir dessa época num dos principais Círios da Margem Sul, à semelhança dos Círios da Atalaia (Montijo) e da Senhora do Cabo (Cabo Espichel). A Igreja começa a ganhar a atual designação.”  Veja as fotos no nosso facebook oficial  :   https://www.facebook.com/distritonline

Cláudio Anaia

Partilhe esta notícia