Explorar diferentes tipos de livros, criar pontes entre a estória de cada leitor e as histórias que vêm nos livros são alguns dos objetivos da ação “Histórias com Sentido – livros”, realizada a 13 de novembro, na Escola Mendonça Furtadoinserida no Serviço Educativo Municipal, da Câmara Municipal do Barreiro. Sob a orientação da capacitadora Bru Junça, professoras e educadoras de várias escolas do Concelho aprendem a aproximar o leitor (aluno) da leitura de uma forma criativa.

De referir que esta Ação se insere num conjunto de atividades realizadas no âmbito do Projeto-Lei, inserido no Plano Educativo Municipal de Prevenção e Redução do Abandono Escolar, em várias escolas do Concelho, ao longo do 1º período deste ano letivo. São dirigidas à comunidade educativa, nomeadamente professores, auxiliares e encarregados de educação.

No 2º período, os professores e educadores irão implementar o trabalho nas salas de aula.

Mais tarde, será realizado o Festival LEI (Literatura, Educação e Ilustração) agendado para o verão de 2019, no qual participa toda a comunidade estudantil do pré-escolar ao 12º ano.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal do Barreiro para apoiar e desenvolver o gosto das diferentes comunidades educativas pela fruição da leitura, bem como, na melhoria dos resultados escolares sobretudo ao nível do português.

 

Fonte:CMBarreiro