A 1ª Edição do Programa de Empreendedorismo nas escolas do concelho, que tem como marca “B.I – #atuaidentidade”, já é uma realidade. Este projeto, apoiado pela Baía do Tejo, é da responsabilidade do Gabinete de Empreendedorismo e Juventude da Câmara Municipal do Barreiro, liderado pelo vereador Bruno Vitorino.

Depois de no ano letivo anterior ter existido uma versão piloto, este ano o programa será desenvolvido integralmente e contará com a participação de 13 professores do ensino secundário e 21 do 1º ciclo, bem como das turmas pelas quais são responsáveis.

“Comprometemo-nos a implementar este programa nas escolas secundárias e de 1º ciclo do concelho e este ano já o estamos a fazer. O objetivo é introduzir alguns conceitos relacionados com o empreendedorismo e oferecer aos nossos jovens e crianças um conjunto de competências pessoais e sociais que os diferenciarão ao longo da sua vida académica e profissional”, afirma Bruno Vitorino.

Este programa, conta com uma vertente de formação para os professores envolvidos e, simultaneamente, com sessões junto das turmas dinamizadas pelos próprios professores e por técnicos especializados nesta área. 

No 1º ciclo, as crianças trabalharão com base num jogo de tabuleiro centrado na história e locais importantes do Barreiro e desenvolverão projetos em grupo, que serão apresentados numa mostra a realizar na parte final do programa. Já no ensino secundário os jovens desenvolverão as suas ideias, para que estas possam concorrer entre si e vir a disputar uma final municipal do concurso, sendo a ideia vencedora premiada.

“O Barreiro tem muitos jovens com ideias e com uma capacidade incrível para inovar. Com este programa queremos ajudar esses jovens e estimular outros para que possam, também eles, ter todas as condições para vingarem na vida e diferenciarem-se positivamente ao longo do seu percurso”, sublinha Bruno Vitorino.

Partilhe esta notícia