O Biodiscoveries é um projeto de controlo de espécies invasoras que assenta no voluntariado ambiental. Este projeto nasce da convicção de que, no Concelho do Barreiro, existem muitas pessoas e instituições dispostas a envolver-se em iniciativas para melhorar a qualidade de vida local e global. A contextualização do Projeto, o enquadramento da Reserva Natural Local e as questões do Voluntariado assumem lugar de destaque no recém-criado site www.lifebidiscoveries.pt

Refira-se que na origem deste site está a candidatura que o Município do Barreiro apresentou ao Projeto Biodiscoveries – Invasive species control through public participation com enquadramento no Programa LIFE+ (componente Natureza e Biodiversidade) que, por sua vez, é uma iniciativa da Comissão Europeia, através da qual a Autarquia pretende reforçar a sua estratégia de valorização e conservação do património natural do Concelho.

Esta candidatura foi aprovada em 2014, tendo-se iniciado os respetivos trabalhos em julho desse ano. O projeto tem a duração de cinco anos e apresenta como objetivo o controlo de espécies invasoras na Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, espaços que constituem a Reserva Natural Local do Barreiro. A sua característica distintiva, relativamente a outros projetos semelhantes, é a integração do voluntariado, procurando criar laços duradouros entre as pessoas, o combate às invasoras e a gestão do património natural.

Todos se podem envolver neste projeto. A participação será ajustada mediante o interesse ou disponibilidade de cada pessoa ou grupo.

Saiba tudo sobre este projeto em www.lifebiodiscoveries.pt ou através da página do Município do Barreiro na internet em www.cm-barreiro.pt.

Partilhe esta notícia