O Lugar da Terra, no Zambujal de Baixo, vai promover a partir de Janeiro o Projeto Ciclos – Sábados no Museu, destinada aos mais jovens.

As crianças podem contar com uma visita guiada à sala de artes e ofícios e ao painel de fotografias antigas e vão poder integrar atividades de caracter lúdico/expressivo. No fim da visita terá lugar uma hora do conto, baseada nos vários livros de Cristina Quental e Mariana Magalhães, inseridos no Plano Nacional de Leitura sobre os Ciclos.

As atividades decorrem aos sábados, a partir das 10h30, de acordo com o seguinte calendário:

9 de Janeiro – Ciclo da Lã 

27 de Fevereiro – Ciclo do Leite

26 de Março – Ciclo do Azeite 

23 de Abril – Ciclo do Pão 

21 de Maio – Ciclo do Ovo 

18 de Junho – Ciclo do Arroz

 

Inscrições e mais informações:

Esta atividade necessita de marcação prévia.
Email: espaco.zambujal@gmail.com
Telefone: 210870845 / 21
Tlm: 962417327 / 967602511
Seguem-se as sinopses dos mesmos:
Ciclo do Azeite:

“O autocarro já estava em andamento há um bom bocado e a professora Tita continuava sem dizer onde iriam… Passado algum tempo, a professora abriu um saco cheio de pequenas folhinhas verdes e distribui-as por todos os alunos para ver se conseguiriam adivinhar de que árvore se trataria… Acompanha estes meninos e meninas ao fantástico mundo das azenhas, onde o delicioso líquido dourado, o azeite, se fabrica e durante muitos séculos serviu para iluminar as casas, igrejas, etc.
Ciclo da Água:

“- Bom dia! – saudou a professora Tita. – Bom dia? Com esta chuva toda?! – lamentou-se a Leonor. – Porque está a chover tanto? Não percebo como! – disse o Mário. – Pois é, ainda ontem estava sol… – atalhou a Sofia. E tu, sabes de onde vem a chuva? E sabes porque é que ela é tão importante? Vem com a professora Tita e os alunos descobrir o ciclo da água, saber de onde vem, para onde vai, para que serve e porque é tão importante para todos.”

Ciclo do Mel:

“A professora Tita tinha dito que, naquele dia, iriam visitar um sítio muito especial, por isso os alunos estavam muito contentes e muito curiosos também.Quando o autocarro parou, viram um grande portão. O que estaria do lado de lá?Afinal a visita de estudo era à quinta do apicultor Antero que lhes falou acerca do Ciclo do Mel… Acompanha estes meninos e meninas ao fantástico mundo das abelhas, que até têm uma rainha e tudo.Aprende o que é o pólen e os favos, e descobre quem são as cozinheiras da colmeia.”

Ciclo da Lã:

“O inverno chegou e os alunos da professora Tita vestem agasalhos quentinhos de lã, para não passarem frio durante as aulas. Mas como é que a lã retirada das ovelhas que pastam nos campos se transforma nos fios com que se tricotam os agasalhos que usamos para aquecer o corpo?   Junta-te à turma de professora Tita e vem saber como se faz a tosquia das ovelhas e que processos atravessa o pelo desses animais até chegar às nossas mãos sob a forma de camisolas, gorros, cachecóis e luvas.”

Ciclo do Pão:

“A professora Tita entrou na sala carregando um enorme tabuleiro cheio de plantas. Para que serviriam…?Depois de muitas descobertas na sala de aula, eis que a turma parte para mais uma visita de estudo, percorrendo o circuito dos cereais, passando por um moinho, uma moagem até chegar à padaria da Ana. Junta-te à turma da professora Tita numa vista de estudo inesquecível e ficarás a conhecer o ciclo do pão”

Ciclo de Leite:

“Depois do lanche, a professora Tita fez uma pergunta difícil:-O que é que as crianças devem beber todos os dias para terem os ossos e dentes fortes?- O leite…- responderam todos.- E tu sabes de onde vem o leite? Atreve-te a entrar nesta visita de estudo para conheceres melhor o Ciclo do Leite, desde a origem até ao teu copo…Com a turma da professora Tita, visita uma pastagem, um posto de leite e uma fábrica de lacticínios.”