A FCT – NOVA, em parceria com a Universidade de Perugia (Itália), o Museu Mathematikum (Alemanha), a Universidade Eotvos Lorand (Hungria) e a Universidade de Sheffield-Hallam (Reino Unido), vai coordenar o evento nacional de divulgação do projeto europeu MiMa – Mathematics in the Makingque se realizará no próximo dia 02 de setembro, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pelas 17:30.

Este projeto, iniciado em dezembro de 2013, conta com a participação de mais de 500 alunos portugueses do 1º ciclo, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e respetivos professores. Centra-se na ideia de que a matemática pode ser ensinada aos mais novos de uma forma não-convencional, recorrendo a novas metodologias, capazes de transformar esta disciplina em algo atrativo, sedutor e potenciador de auto-confiança.

Para tal, o projeto MiMa focou-se no desenvolvimento de atividades práticas na área da matemática, pretendendo envolver os alunos na conceção, implementação e avaliação, tendo recorrido à criação de uma metodologia comum acordada entre os vários parceiros. Os elementos didáticos produzidos no decurso do projeto, nomeadamente manuais, lições em vídeo e restantes materiais de apoio encontram-se disponíveis em www.mathematicsinthemaking.eu

A Exposição Nacional será o culminar desta iniciativa e será inaugurada no dia 12 de setembro, pelas 15 horas, na sala Multiusos da Biblioteca. Nela, os visitantes podem encontrar as peças mais representativas do projeto MiMa bem como registos e testemunhos fotográficos da sua execução.

Partilhe esta notícia