Reunido em sessão ordinária pública de 29 de julho, o Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, pela aprovação de uma proposta de estudo para a criação do Balcão do Munícipe. Esta proposta prevê a instalação dos balcões em cada um dos mercados municipais existentes no Concelho do Barreiro e sugere que os mesmos possam funcionar, também, como “lojas-âncora”, dinamizando os Mercados e originando aos mesmos uma maior afluência de munícipes, também eles potenciais clientes não só dos respetivos mercados, mas também do comércio das zonas envolventes.

Na fundamentação da proposta pode ler-se que «temos assistido, nos últimos tempos, a uma mudança do grau de exigência dos cidadãos face às entidades públicas, querendo estes, respostas mais céleres e eficazes». Neste sentido, seria possível melhorar a relação entre a Autarquia e o munícipe de modo a evitar perdas de tempo em burocracias e deslocações desnecessárias de balcão em balcão.

O documento refere, igualmente, que «a gestão dos Mercados Municipais oferece desafios grandes, face às dificuldades das famílias, as mudanças de hábitos de consumo, a falta de estacionamento, entre muitos outros problemas» e que a instalação dos balcões em cada mercado municipal, (1.º de Maio, Lavradio, Santo André, Nicola e Coina), ajudaria à sua revitalização.

A deliberação acrescenta que os referidos balcões «funcionariam como “lojas-âncora”, dinamizando os próprios Mercados Municipais, levando aos mesmos uma maior afluência de munícipes, também eles potenciais clientes não só dos respetivos mercados, mas também do comércio das zonas envolventes».

Consulte a proposta na íntegra :  Delib n.º 264_2015_BV_CEA_Proposta de estudo para a criação do Balcão do Munícipe