Face aos últimos acontecimentos ocorridos na Escola Alfredo da Silva, que temos acompanhado com preocupação, a direção do PS Barreiro solicitou uma reunião com a Diretora do respetivo Agrupamento Escolar, a qual se realizou hoje, dia 21 de outubro.

O Partido Socialista fez-se representar, para além da Direção Política Concelhia e da Juventude Socialista, por eleitos dos órgãos autárquicos e pelo Deputado do Círculo de Setúbal, o Barreirense Eduardo Cabrita.

Ouvimos as preocupações manifestadas e as diligências feitas pela Direção do Agrupamento, no âmbito das suas competências, no sentido de resolver de forma célere e segura os diversos problemas com que a escola tem sido confrontada e que implicaram a suspensão das aulas.

Para além da questão essencial, a da suspensão das aulas, o fecho da escola implica ainda a impossibilidade de um número significativo de alunos – nomeadamente os de famílias mais carenciadas – ter acesso às suas refeições, assim como ao seu enquadramento social e pedagógico diário.

Constatámos que a Direção do Agrupamento tem feito e continua a fazer tudo o que lhe é possível para ultrapassar este grave problema ocorrido na Escola Alfredo da Silva, sendo ainda de realçar e louvar o comprometimento dos professores no sentido de ser assegurada a recuperação das aulas até agora perdidas pelos alunos.

A preocupação e empenho em normalizar a atividade escolar é um excelente exemplo da salvaguarda do interesse dos alunos e da defesa da escola pública.

O PS espera que o Ministério da Educação também assuma as suas responsabilidades e exige que a necessária intervenção nas infraestruturas (cobertura) desta escola seja rápida e segura, com a devida garantia técnica.

A Escola Alfredo da Silva sempre foi uma referência no Barreiro e está a percorrer um caminho de revitalização, nomeadamente ao nível da sua oferta para aumentar o número de alunos, o qual não pode ser abalado por estes acontecimentos.

O Partido Socialista do Barreiro vai, sem ruídos, continuar a acompanhar este processo, quando e onde necessário, mas sempre e tão só na defesa e salvaguarda dos interesses dos alunos, dos pais, dos professores e dos funcionários da Escola Alfredo da Silva.

 

Barreiro, 21 de Outubro de 2015

O Secretariado da Comissão Política do Concelhia do Partido Socialista do Barreiro

Partilhe esta notícia