Na Freguesia de Fernão Ferro, Concelho do Seixal vivem-se dias preocupantes
Os Munícipes residentes na Freguesia de Fernão Ferro, cerca de 18.000, muito mais que alguns Concelhos do País, têm vindo a ser privados de um bem essencial. Estamos a falar de Água.
Esta situação é recorrente e arrasta-se há vários anos, com tendência a agravar-se.
A Câmara Municipal do Seixal, desde 2005, tem vindo a adiar as obras necessárias bem como a construção de um CDA (Centro Distribuidor de Água) para esta populosa Freguesia.
É incompreensível e altamente censurável o que se está a passar.
Tanto mais grave que este problema tem sido abordado nos Órgãos Autárquicos (Câmara e Assembleia), quer por diversos Munícipes, denunciando esta situação em sessões da Assembleia Municipal, quer também pela bancada do PS na Assembleia Municipal a qual tem interpelado o Executivo acerca deste assunto.
Como se tudo isto não bastasse, em 2008 e tendo por base a Lei das Finanças Locais, foi aprovado em Sessão de Câmara e Assembleia Municipal, um pedido de empréstimo no valor de 3.640.000,00€ (Três Milhões, seiscentos e quarenta mil euros), empréstimo esse, que após aprovação pelo Tribunal de Contas, foi autorizado e afecto exclusivamente à construção do novo Centro de Distribuição de Água (CDA) em Fernão Ferro.
Tanto quanto se sabe, este valor terá sido consumido em despesas correntes. Estamos assim perante uma constatação óbvia: A Câmara faltou à verdade quer ao Tribunal de Contas, quer à população de Fernão Ferro.
O PS Seixal vem condenar vivamente tal atropelo à legalidade.
Para além da gravidade da situação, o Orçamento Camarário para 2016 tem inscrita a quantia de 30.000,00€ para a empreitada de construção do CDA
A Junta de Freguesia tem sido parte do problema e não da solução, devido à sua subserviência perante a Câmara, para além de se debater com problemas de funcionamento e mau estar interno.
O PS Seixal exige a construção imediata do Centro Distribuidor de Água (CDA), bem como as obras necessárias, quer a montante, quer a jusante do CDA.
A Bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal do Seixal
Seixal, 20 de Junho de 2016

Partilhe esta notícia