Perante os recentes ataques e ofensas gratuitas proferidas pela Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, nas redes sociais, relativas aos eleitos do PS, nomeadamente ao Deputado e Vereador do PS Setúbal, Fernando José, a propósito da remoção do amianto nas escolas de Setúbal, anunciada  e incluída no protocolo assinado pelo Governo esta semana no âmbito do programa de estabilização económico e social, o PS Setúbal lamenta e repudia veementemente esta postura e atitude da Sra. Presidente, absolutamente desrespeitosas do cargo que exerce.

Infelizmente tem sido por demais evidente e recorrente a dificuldade da Sra. Presidente em aceitar e conviver democraticamente com a crítica e com a oposição, próprias das democracias fortes e saudáveis. Com efeito, desta vez, o recurso à fulanização política, à ofensa gratuita, aliados a uma incontrolável hostilização e desejo de perseguição política a quem lhe faz oposição, não só ultrapassam todos os limites possíveis e aceitáveis do debate político e democrático,  como são manifestos e evidentes os sinais de falta de urbanidade e de educação  da, aindaPresidente da Câmara Municipal de Setúbal, que revela já um cansaço visível no exercício do cargo.

Este é um caminho e uma estratégia que a Sra. Presidente escolheu percorrer e adotar, seguramente já a pensar na disputa futura com o PS, mas desta vez no concelho de Almada, mas que o irá percorrer sozinha, e o qual o PS Setúbal não irá acompanhar nem descer a tão indecoroso nível. O PS Setúbal espera sinceramente que os colaboradores da Sra. Presidente a possam ajudar a poder terminar o seu mandato e encerrar o ciclo político do PCP/CDU em Setúbal de forma cordata, como é próprio dos verdadeiros democratas, e como é desejado por todos os setubalenses e azeitonenses.

Da parte do PS, os setubalenses e azeitonenses e a Sra. Presidente podem continuar a esperar a mesma postura e comportamento que até aqui temos tido, o de uma oposição forte e construtiva, sempre respeitadora dos limites aceitáveis em democracia e mantendo elevação no debate político. Tudo o mais é um caminho para o qual o PS Setúbal não irá contribuir, pois não é disso que os setubalenses e azeitonenses precisam, nem é isso que esperam dos seus representantes locais, e como fica à vista de todos merecem bem mais e bem melhor na presidência da sua Câmara Municipal de Setúbal.

O Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS Setúbal 

Setubal, 27 de Junho de 2020