Os deputados do PSD do distrito de Setúbal consideram que o tecido industrial é bastante importante para a região, sobretudo depois de nas últimas décadas ter havido um desinvestimento nesta área.

Em visita efetuada quarta-feira à fábrica da Sovena Oilseeds, em Almada, os social-democratas sublinharam a importância da atividade industrial para a criação de riqueza no concelho e para a criação de postos de trabalho.

“É importante que as diversas indústrias possam crescer e adequar-se às novas realidades. Não nos podemos esquecer que a península de Setúbal, em particular, tem um passado industrial muito forte e que ainda está bem patente”, recorda Maria Luís Albuquerque.

A deputada do PSD reconhece que antigamente as fábricas estavam associadas a um passivo ambiental, contudo, hoje em dia o cumprimento de regras exigentes protege o ambiente e as populações.

“Foi muito importante podermos constatar, na visita à Sovena, que a questão ambiental é uma prioridade para a empresa e que a mesma pode garantir que toda a legislação, quer nacional, quer europeia, está a ser cumprida”, acrescenta.

Para o deputado social-democrata, Bruno Vitorino, as autarquias também têm de ter um papel mais ativo junto das empresas, podendo muitas vezes ajudar a resolver determinadas questões, até de dificuldades de convivência entre a atividade económica e polos residenciais, promovendo a divulgação de informação e cumprindo também um papel de vigilante face a preocupações suscitadas de parte a parte.

“Muitas vezes as autarquias do nosso distrito funcionam como uma barreira, em vez de tentarem desbloquear as situações”, admite.

Partilhe esta notícia