Os deputados do PSD do Distrito de Setúbal continuam a pressionar o Ministro da Educação para que sejam realizadas obras de requalificação na Escola Básica 2º, 3º Ciclos Álvaro Velho, querendo saber se no Orçamento de Estado para 2019 estão inscritas verbas para este efeito.

Esta escola, onde estudam atualmente perto de 1000 alunos, é um equipamento escolar com mais de 40 anos de existência, mantendo a estrutura original, tendo sido acrescentado, na década de 90, um bloco pré-fabricado.

No dia 13 de março de 2018, os social-democratas enviaram um documento ao ministro da Educação a enumerar vários problemas que necessitavam de uma resolução urgente, tais como a remoção dos telhados de amianto ainda existentes, a falta de telheiros na ligação entre os blocos e as salas de aula, a degradação da instalação elétrica e a insuficiente iluminação no exterior da escola.

“Também alertámos para a questão da segurança rodoviária, tendo em conta que a entrada da escola é muito próxima de uma rotunda e de uma artéria bastante movimentada”, recorda Bruno Vitorino.

Em resposta a estas questões, ministro da tutela referiu que esta escola “evidencia as patologias próprias do decurso do tempo sem que, todavia, estejam identificados pelo Ministério da Educação problemas suscetíveis de comprometer a segurança de alunos, professores e pessoal não docente ou de pôr em causa a qualidade do projeto educativo desenvolvido nesta escola”.

Para o deputado Bruno Vitorino, esta visão do ministro “não se adequa à realidade da Escola Álvaro Velho, tendo em conta que as situações enunciadas continuam a ter um impacto negativo no dia-a-dia desta comunidade escolar”.

“Estamos a entrar no último ano da legislatura. Já alertámos o Governo várias vezes para os problemas desta escola. Nada foi feito. O PS prefere continuar a prometer novas escolas, que não saem do papel, ao invés de cuidar das que já existem”, acrescenta.

Ainda na resposta dada pelo ministro, aponta-se um plano de requalificação gradual e sustentável para a escola, não existindo qualquer explicação ou detalhe relativamente ao que consiste e quando se concretiza.

Neste sentido, os deputados do PSD querem saber em que moldes assenta este plano de requalificação e para quando a sua implementação.

 

Fonte:PSD

Partilhe esta notícia