O crescimento demográfico da freguesia de Fernão Ferro é uma realidade sentida por todos os seus habitantes. Se é verdade que a freguesia cresceu em população, também é verdade que carece de várias infraestruturas que melhorem a qualidade de vida dos seus moradores. Nestas infraestruturas incluem-se novos equipamentos escolares, que, e à semelhança das outras freguesias do Concelho do Seixal, permitam aos jovens em idade escolar estudar dentro dos limites da freguesia onde residem. Actualmente, tal não é possível, sendo que, nalguns casos os estudantes são obrigados a recorrer a escolas do concelho vizinho, Sesimbra.

Construir uma Escola Básica do 2o e 3o ciclo, e uma Escola Secundária que tenham em conta a nova realidade demográfica da freguesia é uma necessidade que urge concretizar e que o PSD/Seixal apoia com veemência!

Foram várias as iniciativas tomadas até ao momento para demonstrar ao Governo e ao Ministério da Educação, o sentimento da população de Fernão Ferro face à ausência de escolas na freguesia, nomeadamente uma petição pública que reuniu mais de 4000 assinaturas e um projeto de resolução apresentado pelo PSD na Assembleia da República. Os deputados sociais democratas, eleitos pelo Distrito de Setúbal, recomendaram ao Governo que, com urgência, iniciasse os procedimentos necessários para a construção das duas escolas, há muito ansiadas pela população e que em muito beneficiariam os habitantes do Concelho do Seixal.

Esperamos que o Partido Socialista e, por conseguinte, os outros partidos, como o PCP e o Bloco de Esquerda, que desde 2015 sustentam os governos liderados por António Costa e que sucessivamente têm aprovado os Orçamentos do Estado, resolva com a celeridade que o problema exige, as necessidades da comunidade educativa de Fernão Ferro. A construção de escolas que permitam aos jovens desta freguesia obter melhores condições de estudo, que não passem por deslocações demoradas ou turmas sobrelotadas em escolas de outras freguesias, como actualmente acontece, é uma matéria que o PSD/Seixal vai continuar a acompanhar até que as escolas estejam finalmente construídas e preenchidas com os respectivos alunos, professores e funcionários.

PSD Seixal