“Quando o Homem dá lugar ao Artista…” é o título da exposição que vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal Alcácer do Sal, no próximo dia 29 de março (domingo), pelas 15h30.

Patente até ao dia 2 de maio, a mostra conta com 25 trabalhos da autoria de Zacarias Rodrigues Batista, entre os quais quadros de modelos de carros à manivela dos inícios do séc. XIX construídos com peças de relógios, miniaturas de carroças/ charretes, réplicas em miniatura da ponte metálica de Alcácer e de casas tradicionais, relógios antigos reconstruídos, assim como uma bicicleta e barcos. A inauguração da exposição vai contar com um momento musical protagonizado pelo genro do autor, Ricardo Gomes.

Zacarias Rodrigues Batista nasceu em Alcácer do Sal, em 1946. Completou a 4.ª classe e desde tenra idade cresceu nele a vontade de trabalhar, de mexer em ferragens e em tudo o que se relacionava com a mecânica, levando-o aos 13 anos a integrar a oficina de Ricardo Conceição e, mais tarde, a de Mário Jorge. Em 1967 casou com Maria Teresa, com quem teve três filhos. Cumpriu o serviço militar de outubro de 1967 a maio de 1970, e foi combatente em Angola entre 1968 e 1970. Quando regressou do Ultramar, voltou para a oficina onde trabalhava, alimentando sempre o sonho de ter a sua própria oficina, o que acabou por acontecer em 1978. Em 2003, quando se reformou, pediu uma casa emprestada onde pudesse ocupar os seus tempos livres. Foi nessa altura que o seu sentido de criar e de construir se manifestou com maior intensidade, levando ao nascimento do artista e das peças que integram esta exposição.

Partilhe esta notícia