Tiveram início, a 2 de abril, as Comemorações do 42º Aniversário do 25 de Abril no concelho da Moita. Câmara Municipal da Moita, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo voltam a preparar um programa conjunto de iniciativas que vai decorrer até 1 de maio, um pouco por todo o concelho, convidando, desta forma, a população a sair à rua, para recordar e comemorar a data histórica em que a Liberdade foi devolvida ao povo português e iniciado o processo que viria a terminar com a implantação do regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição da República Portuguesa, a 25 de Abril de 1976.

Do programa comemorativo, destaca-se o ”25 Horas a Nadar” que decorre na Piscina Municipal, em Alhos Vedros, a partir das 17:00h do dia 24 de abril. Esta “maratona” desportiva aquática só termina 25 horas depois, às 18:00h do dia 25 de abril. Torneio de polo aquático, torneio de rugby subaquático, hidroginástica, provas de natação, Pais e Filhos e também natação livre são algumas das atividades previstas durante estas “25 Horas a Nadar”. Informe-se na Piscina como participar (email: piscinamunicipal@mail.cm-moita.pt ou T: 212025140). A entrada é gratuita.

Para o dia 24 de abril, pelas 22:30h, está agendado o espetáculo comemorativo com Raquel Tavares, na Praça da República, na Moita. Raquel Tavares é uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo. É no Fado que está enraizada a sua identidade e a comunicação social e o público português são os primeiros a reconhecer-lhe esse prestígio.

É já tradição no concelho da Moita que, no dia 25 de abril, a população, o Movimento Associativo e os representantes das autarquias saiam à rua para participar no Desfile da Liberdade. Várias centenas de pessoas, entre autarcas, clubes e coletividades e população em geral saem à rua no dia 25, a partir das 10:30h, para evocar os valores de Abril. Esta é uma manifestação popular que se realiza, ano após ano, com renovado entusiasmo, iniciando-se no Largo do Mercado e culminando na Praça da República, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, seguida da emblemática “Grândola, Vila Morena” e da solta de pombos.

 

Consulte o programa :