O Hospital da Luz Setúbal vai promover dois rastreios destinados à população em geral, um de prevenção e controlo da diabetes e hipertensão, no próximo dia 12 de maio, sexta-feira, e o outro de prevenção do cancro da pele, no dia 17 de maio, quarta-feira.

Chama-se a atenção dos senhores jornalistas para a importância destas iniciativas junto da comunidade de Setúbal, pedindo todo o apoio para a respetiva divulgação.

Os nossos profissionais estão à vossa disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Para marcar entrevistas ou obter declarações, por favor contacte:

Ana Fráguas – 265 509 200 (ext: 18157) ou em afraguas@hospitaldesantiago.pt

Graça Rosendo – 918319152 ou em graca.rosendo@luzsaude.pt

 

Rastreio de prevenção e controlo da diabetes e hipertensão

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, o Hospital da Luz de Setúbal prestará homenagem a todos os enfermeiros, realçando, neste dia, a importância do trabalho prestado por estes profissionais no nosso Hospital, a maior unidade privada de saúde a sul do Tejo, em prol da saúde da comunidade que servimos.

Nessa medida, os nossos enfermeiros vão promover um rastreio de prevenção e controlo da diabetes e hipertensão, apelando para os cuidados alimentares e para estilos de vida saudável.

Esta ação de sensibilização realiza-se a 12 de maio, no Piso 0 do Hospital da Luz Setúbal, entre as 10h00 as 18h00, e é gratuita e dirigida para o público em geral.

 

Rastreio de prevenção do cancro da pele

O Hospital da Luz Setúbal associa-se também ao Dia do Euromelanoma e, no próximo dia 17 de maio, realiza um rastreio gratuito de prevenção do cancro da pele, destinado a toda a população, numa iniciativa que tem o apoio da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Para participar, é necessário fazer marcação prévia através do telefone 265 509 201 ou no Balcão de Informações (Piso 0), pois há um número de vagas definido. Os rastreios decorrem entre as 14h e as 18h, no edifício B do Hospital da Luz Setúbal.

Durante esta ação de sensibilização, serão oferecidos aos participantes kits com protetores solares e cremes.

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais no cancro da pele: quem tenha múltiplos sinais, sinais que sofreram alterações de forma, tamanho ou cor ou outras lesões cutâneas que considere suspeitas, deve realizar um rastreio.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo estima que este ano surjam 12 mil novos casos de cancro da pele e só de melanoma (o mais grave) serão cerca de mil.

O Euromelanoma é uma rede europeia de dermatologistas nascida em 1999, na Bélgica, que abrange já 33 países. O objetivo destes profissionais é promover e partilhar informação sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele.