No dia 11 de março, entre as 9:30h e as 17:00h, vai realizar-se, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, o II Encontro Oferta Formativa e Desenvolvimento Local, uma iniciativa promovida pela Rede para Empregabilidade Barreiro/Moita, da qual a Câmara Municipal da Moita é uma das entidades parceiras.

Este encontro, dinamizado a partir da colaboração das escolas (públicas e privadas) dos dois concelhos – Barreiro e Moita –, irá debater a criação de respostas formativas que formem cidadãos mais qualificados (empreendedores e participativos), aumentando a sua empregabilidade e promovendo também o desenvolvimento socioeconómico destes dois territórios. É mais um passo no sentido de reforçar a integração de esforços entre as escolas, as autarquias, o tecido associativo e as empresas, na criação de melhor sociedade e melhor emprego.

Na parte da manhã, propõe-se uma reflexão  em torno dos “Fatores Críticos para a Empregabilidade – O Que Procuram as Empresas?”. Num  formato de mesa redonda/debate, serão abordadas as perspetivas acerca das competências requeridas pelas empresas, bem como  das áreas profissionais emergentes. Neste painel, estarão representantes da InCensya, Psicoforma, FISIPE e do  IDset. Alguns ex-alunos irão também partilhar o seu percurso escolar e a sua integração profissional e será ainda feita uma breve apresentação da Rede e da importância dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional para a melhoria da oferta formativa existente.

Com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais do Barreiro e da Moita, bem como do presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, serão apresentados, no período da tarde, alguns dados sociodemográficos, as perspetivas de oferta formativa para 2015 e a sua articulação com o desenvolvimento dos territórios. No final do encontro, será realizado um breve exercício de design thinking para a criação de novos percursos formativos «fora da caixa».

O 1º Encontro de Oferta Formativa, decorrido em 2014, realizou-se no concelho da Moita e mobilizou um vasto número  de operadores-chave da região para trabalhar neste sentido. A edição de 2015 representa um passo significativo na integração e reforço da colaboração entre estas entidades.

As inscrições gratuitas, mas obrigatórias, deverão ser efetuadas através do email: empregabilidadebm@gmail.com ou do tlm: 967920681.