O Dia de Reis é uma celebração associada à tradição natalícia, segundo a qual, na noite de 5 para 6 de janeiro, três Reis Magos do Oriente, Belchior, Baltazar e Gaspar, guiados por uma estrela, visitaram o Menino Jesus. Os Reis Magos levaram de presente ouro, incenso e mirra.

A tradição manda que no Dia de Reis as famílias se voltem a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal e se cantem as Janeiras. Este ano, o dia 6 de janeiro é assinalado no concelho com três momentos simbólicos. De manhã, Baltazar, Gaspar e Belchior, montados em dromedários, vão passar pelo Mercado Municipal da Quinta do Conde, às 10.30 horas, e distribuir presentes às crianças. No local, o público pode também assistir às Janeiras cantadas pelo Grupo Coral A Voz do Alentejo. Às 14.30 horas, para alegria das crianças da freguesia do Castelo, os Reis Magos vão estar no Largo das Forças Armadas, em Alfarim.

As comemorações do Dia de Reis terminam no Largo 5 de Outubro, na vila de Sesimbra. A animação começa às 17 horas e conta com a participação das crianças do 1.º ciclo das escolas da vila, Grupo Coral de Sesimbra, Grupo Coral A Voz do Alentejo e Bota Big Band.

Partilhe esta notícia