“À Descoberta dos Insetos” é o tema do próximo “Reserva o Sábado”, no sábado, dia 4 de março, entre as 9h00 e as 12h30, no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina. As inscrições para esta iniciativa são gratuitas mas sujeitas a marcação prévia. Deverão ser feitas através da Linha Verde 800 912 070 (gratuita).

 

«São pequeninos e andam escondidos entre pedras e folhas, mas se olharmos com atenção, descobrimos o mundo maravilhoso dos insetos.

Borboletas, libelinhas, escaravelhos, percevejos, abelhas, joaninhas, formigas… é grande a diversidade destes invertebrados na Reserva Natural Local, bem como a sua importância para a vida no planeta Terra.

No próximo sábado, dia 4 de março, entre as 9h e as 12h30, traga os seus pequenos besouros e, em família, venham À Descoberta dos Insetos.

Participem na construção de vários tipos de “Hostel” para estes pequenos seres, com diversos tamanhos e funções. Parta numa verdadeira caça à borboleta de rede entomológica na mão, e recolha outros insetos, para que todos possam ver e tocar nestes animais e, de certa forma, desmistificar a imagem negativa que muitas vezes possuem.»

 

Objetivos desta iniciativa:

  • Mostrar a diversidade de invertebrados da Mata da Machada e do Sapal do Rio Coina;
  • Comparar e mostrar os resultados obtidos nas áreas de intervenção do Life Biodiscoveries (Projeto Life13/BIO/PT/000386) com as áreas ainda não intervencionadas e perceber a evolução, importância e pertinência deste projeto;
  • Perceber o grau de semelhança das comunidades de insetos das áreas já intervencionadas pelo projeto com as áreas naturais (ex. área de montado) onde não ocorrem espécies de flora de carácter invasor.

 

Partilhe esta notícia