No primeiro sábado de maio, a iniciativa ‘Reserva o Sábado’ convida a população para percorrer ‘Trilhos e Pegadas da Bicharada’ existente na Mata Nacional da Machada. Reserve já, na sua agenda, a manhã de dia 3 e aventure-se numa visita que também integra a recolha de vestígios de mamíferos da Mata e outros animais. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, no CEA – Centro de Educação Ambiental.

A atividade proposta consiste num percurso pela Mata da Machada durante o qual os participantes são convidados a descobrir indícios de presença de mamíferos (trilhos, pegadas e alguns dejetos) e de outros animais. Sendo certo que os mamíferos, em particular, têm hábitos mais esquivos o que torna difícil a sua observação, as pegadas, dejetos, marcações de território e vestígios de alimentação são indícios da sua presença na Mata. Desta forma, não será preciso avistar animais para saber que estão presentes.

Durante o passeio serão recolhidos vestígios indiretos, de que são exemplo as pegadas, através da técnica dos moldes, para que mais tarde e com o auxílio de guias de campo os participantes possam descobrir quem foi o “autor” da pegada recolhida.

‘Reserva o Sábado’ é uma atividade da Câmara Municipal do Barreiro, dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental. As inscrições são gratuitas mas limitadas, razão pela qual devem ser feitas através da Linha Verde 800 205 681, ou do número de telefone 212 068 042.

 

Fonte : CMB

Partilhe esta notícia