O Roteiro Barreiro Verde teve início esta manhã, 3 de junho, com atividades desenvolvidas por alunos do Concelho do Barreiro, na Mata Nacional da Machada. Ainda durante a manhã, Bruno Vitorino, Vereador do Município com responsabilidade na área do CEA – Centro de Educação Ambiental apresentou em conferência de imprensa a Agenda de Atividades 2014 – “Reserva o Verão em Família”. De 7 de junho a 7 de setembro, inúmeras atividades, umas livres outras de inscrição obrigatória, vão preencher todos os fins-de-semana da população do Concelho do Barreiro e de concelhos vizinhos.

Machada em Movimento; Machada Zen; Machada Desportiva e Machada Radical são as propostas para os primeiros fins-de-semana desta Agenda (junho e julho), a par da dinamização da atividade Fuzileiros na Machada: Bushcraft –» Artes do Mato – Orienta-te! e outras.

Em julho, agosto e setembro serão, também, realizados Workshops que integram múltiplas temáticas, desde a observação de aves até às oficinas de cosmética natural, passando pela astronomia noturna, ou pelas pinturas caseiras para crianças.

Todas as atividades decorrem no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina. Para mais informações contacte a Linha Verde do Ambiente, através do número (gratuito) 800 205 681. Este número deve, igualmente, ser utilizado para as atividades gratuitas mas que carecem de inscrição obrigatória. No caso de atividades que impliquem a aquisição de bilhetes, os interessados devem dirigir-se ao Posto de Turismo da CMB, a funcionar no Mercado Municipal 1º de Maio, de 3ª feira a sábado, entre as 9h30/13h00 e as 14h30/18h00.

Durante a conferência de imprensa, Bruno Vitorino valorizou as iniciativas “bastante diversificadas de valorização ambiental, desportiva e de inspiração zen, nas quais toda a família pode participar”. Ainda de acordo com o Vereador, o objetivo é o de sempre “dar a conhecer o melhor que o Barreiro tem, o nosso património natural, agora reconhecido como área protegida local”. Não deixando de salientar que são 380 hectares de importância, até ao nível nacional, Bruno Vitorino reforçou a ideia de que a aposta na Mata Nacional da Machada é uma aposta na valorização da sua biodiversidade. Ainda a este respeito referiu a recente aprovação da candidatura ao LIFE+, pela Comissão Europeia, e a preocupação em trabalhar para melhorar as condições de um espaço natural que deve ser conhecido, preservado e usufruído por todos.

VBrunoVitorino_CSA este respeito, o Vereador disse que as iniciativas com as escolas, dentro de fora do Concelho, continuam e que há, já, pequenos trabalhos previstos e em curso. “A requalificação do Parque de Merendas por exemplo. Adquirimos novas mesas que já estão colocadas e no Dia B (7 de junho) vão ser recuperadas algumas das mesas mais antigas e que se encontram mais degradadas. Está também previsto um novo ponto de água no Parque de Merendas, a par de alguns outros investimentos, como sejam as cercas de proteção e de enquadramento paisagístico de contentores e papeleiras”. Com a aproximação à época de incêndios Bruno Vitorino considera que é de valorizar o trabalho de colaboração com diversas entidades (designadamente com os Fuzileiros e com o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) que vai dar origem à regularização de caminhos que não estavam transitáveis no meio da Mata da Machada. “A questão do patrulhamento desta área (diurno e noturno) também já está combinada com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA), com os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e com os Fuzileiros”.

O «Roteiro Barreiro Verde» continua até 7 de junho. Até lá estão, ainda, previstas as seguintes iniciativas:

4 JUNHO

10h00 | Visita ao programa Eco-Escolas que decorre na EB 2/3 Padre Abílio Mendes.

5 JUNHO – Dia Mundial do Ambiente

9h30 | Visita ao Moinho do Jim e acompanhamento da atividade do grupo “Trilhos-E5G”| Visita à S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.

6 JUNHO

14h30 | Eco Desafio – lançado a diversas coletividades e associações do Concelho do Barreiro é um projeto pioneiro, a nível nacional, que pretende sensibilizar e promover boas práticas ao nível da gestão ambiental, ao mesmo tempo que faculta informação sobre as tecnologias atuais permitindo, assim, que as instalações das entidades aderentes se tornem mais sustentáveis

Visita às instituições e coletividades – Luso Futebol Clube | Sporting Clube Lavradiense | SFUA – Sociedade Filarmónica União Agrícola 1º de Dezembro.

7 JUNHO

Arranque das iniciativas que integram a Agenda de Atividades 2014 – “Reserva o Verão em Família”.

Recorde-se o Roteiro surge na semana em que se comemora mais um Dia Mundial de Ambiente e em que o CEA completa nove anos de existência. A iniciativa pretende dar a conhecer, ao maior número de pessoas possível, as atividades de cariz ambiental que o CEA desenvolve junto da população em geral, e em particular, com a comunidade educativa do Concelho.

Influenciar de uma forma positiva a promoção das boas práticas ambientais é outro dos objectivos deste Roteiro que aposta, igualmente, num acompanhamento de proximidade no que respeita aos projectos apoiados pelo CEA.

 

Fonte: CMB

Partilhe esta notícia