O Grupo “Vá Com Calma, Mas Vá” de Alcoólicos Anónimos (A.A), de Setúbal, organiza no próximo dia 29 de outubro uma Reunião Pública, que contará com a presença de um profissional de saúde.

O evento que terá lugar nas instalações do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal sito na Rua do Mormugão nº 38, 2900-504 Setúbal, pelas 21H00, vai ter a participação de um membro de AA e outro de Al-Anon, a comunidade de familiares e amigos de alcoólicos, que vão partilhar a sua experiência força e esperança na recuperação.

Alcoólicos Anónimos é uma comunidade de âmbito mundial, composta por pessoas que sofrem da doença do alcoolismo e que, tendo pretendido parar de beber, vivem sem consumir álcool. O único propósito de AA é ajudar outras pessoas que tenham também um problema relacionado com o álcool, dando a conhecer a solução proposta por AA.

A razão de ser de AA é, assim, a de divulgar, a todo e qualquer alcoólico(a) que pretenda ajuda, a existência de uma solução para quem sofre da doença, e de que é possível viver sem consumir álcool: a experiência dos grupos de AA, espalhados um pouco por todo o Mundo, demonstra-o claramente.

 

UM DIA DE CADA VEZ

O eixo fundamental do Programa de Alcoólicos Anónimos, consiste no “Programa de 12 Passos”,visam ajudar o alcoólico a alcançar a sobriedade a sua recuperação:
“AA é uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas. Somos autossuficientes pelas nossas próprias contribuições. AA não está ligado a nenhuma seita, religião, instituição política ou organização, não se envolve em qualquer controvérsia, não subscreve nem combate quaisquer causas. O nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade”

 

O PROBLEMA COMUM, UMA DOENÇA CRÓNICA


 Os homens e mulheres que se consideram membros de AA são e serão sempre alcoólicos, embora possam ter outras adições. Reconheceram finalmente que já não são capazes de controlar qualquer tipo de bebida alcoólica. Hoje mantêm-se completamente afastados da bebida. O mais importante é que não tentam enfrentar sozinhos o problema. Discutem-no abertamente com outros alcoólicos. Esta partilha de “experiência, força e esperança” parece ser o elemento chave que torna possível viverem sem álcool e até, na maioria dos casos, sem vontade de beber.

A Comunidade de AA compõe-se atualmente de mais de 2.000.000 de membros em 180 países. Estes homens e mulheres reúnem-se em grupos que variam em tamanho, desde uma meia dúzia de ex-bebedores em algumas localidades, até várias centenas em comunidades maiores.

Na cidade de Setúbal existe, também, um grupo de AA. As nossas reuniões realizam-se no Edifício da Caritas, Praça Teófilo Braga nº 13 em Setúbal todas as segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras ás 21H00 e aos sábados ás 18H00.

 

Grupo de Setúbal de Alcoólicos Anónimos

Partilhe esta notícia