Medi@ções publica 17 artigos sobre várias épocas e geografias, partindo de Setúbal

Já se encontra disponível o novo número da Revista Medi@ções, publicação online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), desta vez dedicada à História Local e tendoSetúbal como ponto de partida.

Num número caracterizado pela diversidade temática, estão disponíveis 17 artigos que abarcam várias épocas e geografias, do século XVIII até à atualidade, da cidade de Setúbal até à orla sul do atual distrito e ao Alentejo, passando, a norte, pela Beira Baixa e Vila Nova de Gaia.

Os contributos científicos têm a assinatura de autores de origens institucionais diversas (universidades,  centros  de  investigação, investigadores não  afiliados) e dividem-se entre análises de percursos biográficos, processos de construção de territorialidades e especificidades políticas (anarquismo, burguesia e elites regionais, oposição ao Estado Novo, Reforma Agrária), artigos sobre religião, formação e educação de minorias, e ainda sobre aspetos nacionais de resistência a estruturas emanadas do poder nacional.

Nesta nova edição, a Medi@ções publica ainda duas recensões a livros dados à estampa recentemente sobre o distrito de Setúbal, um sobre a história do setubalense Bairro do Troino e outro sobre a presença negra nas margens do Sado.

Sob responsabilidade editorial dos docentes e investigadores Ana Alcântara, Ana Sofia Ferreira, Ana Maria Pessoa e Albérico Afonso Costa, este número (v. 9, n. 1, 2021) procura “contribuir para o debate sobre a atualidade da História local”,através de um conjunto de reflexões, investigações e trabalhos desenvolvidos neste campo historiográfico.

Segundo os responsáveis, “a História local assume-se como referente para a apropriação e conhecimento do passado dos territórios e das suas gentes, mas também para a projeção futura das comunidades”, sendo um tema muito caro à ESE/IPS, enquanto “espaço de ensino e de investigação alicerçado no contacto com o território”.