O ensino e a formação profissional estão em destaque em Setúbal, amanhã e quinta-feira, num roadshow patente no Largo José Afonso que dá a conhecer instituições e cursos disponíveis para jovens, a inaugurar às 11h00.

A abertura do “Roadshow do Ensino e Formação Profissional” inclui uma visita ao espaço, na qual participam Gonçalo Silva, presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, entidade que organiza a iniciativa, e Pedro Pina, vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal.

O certame, pela primeira vez em Setúbal, é dinamizado localmente em parceria com a Autarquia e percorre todas as capitais de distrito de Portugal continental. Destina-se, principalmente, aos finalistas do 9.º ano de escolaridade que queiram ter mais opções de escolha para o prosseguimento dos estudos.

Com a presença de mais de uma dezena de expositores, a mostra dá a conhecer os cursos profissionalizantes disponibilizados pelas escolas e procura facilitar o processo de escolha de um percurso qualificante de nível secundário que possibilite uma transição com sucesso para o mercado de trabalho ou para o ensino superior.

Ao longo de dois dias, marcam presença no Largo José Afonso expositores das escolas secundárias de Monte de Caparica, da Baixa da Banheira e de Alcácer do Sal, a par dos estabelecimentos de ensino Jorge Peixinho, do Montijo, Manuel Cargaleiro, Seixal, e Sebastião da Gama, Setúbal.

Participam igualmente na iniciativa a Escola Secundária Padre António Macedo, de Santiago do Cacém, as escolas técnicas profissionais da Moita, do Montijo, de Desenvolvimento Rural de Grândola, de Educação para o Desenvolvimento, Almada, e Cristóvão Colombo, polo de Setúbal.

O roadshow dedicado ao ensino e formação profissional inclui a apresentação de projetos e a execução de atividades associadas aos cursos de dupla certificação ministrados nas escolas representadas na iniciativa, bem como a demonstração de competências e saberes adquiridos em percurso escolar e profissional.

Num palco instalado no recinto são dinamizados apontamentos performativos e artísticos assegurados por jovens da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, do Conservatório Regional de Setúbal, do Agrupamento de Escolas Francisco Simões e das escolas secundárias Lima de Freitas (Setúbal), de Palmela, da Baixa da Banheira, da Amora, e D. Manuel Martins (Setúbal).

Os centros para a Qualificação e o Ensino Profissional, dinamizados pela Escola Técnica Profissional da Moita, pela Escola Secundária da Amora e pelo Agrupamento de Escolas de Lima de Freitas, com competências ao nível da informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos, marcam também presença na iniciativa.

O “Roadshow do Ensino e Formação Profissional”, que em Setúbal realiza a oitava paragem do périplo nacional a decorrer desde março, conta com as parcerias da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Associação Nacional de Escolas Profissionais e da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas.

Partilhe esta notícia