O Rotary Club do Barreiro, na companhia do seu Governador do Distrito 1960, Abílio Lopes, visitou a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente a 14 de novembro. Num dia dedicado ao concelho do Barreiro, no âmbito da vigência da sua governadoria, Abílio Lopes elogiou o trabalho de uma instituição que cuida e envolve a comunidade.

João Peralta, Presidente do Rotary Club do Barreiro, contextualizou a visita do Governador Abílio Lopes realizada à sede da NÓS, no âmbito de outras visitas pelo concelho com vista a obter “uma ideia global do que se passa no Barreiro”. Abílio Lopes ficou assim a conhecer uma instituição com cinco equipamentos localizados entre Barreiro e Moita e uma nova sede que centraliza três destes serviços (Centro de Atividades Ocupacionais, Residências Autónomas e Serviço de Apoio Domiciliário).

Em nome da Direção desta Associação, o Diretor Humberto Candeias contextualizou os presentes sobre a dinâmica das 10 respostas sociais da NÓS, uma entidade muito vocacionada para o apoio à comunidade, nomeadamente a pessoas com deficiência ou em situação de desvantagem social. Em visita às instalações localizadas nos Casquilhos (Santo André), Abílio Lopes elogiou o papel da NÓS no papel de cuidadora em situações complexas como a deficiência profunda, a nível cognitivo e motor, questionando as necessidades da instituição para levar a cabo essas funções, nomeadamente ao nível de recursos humanos.

Na perspetiva da Direção da NÓS, Humberto Candeias partilhou que o trabalho desta Associação procura envolver parceiros e a comunidade, no sentido de que “temos que ser todos” responsáveis por cuidar dos utentes. “Consideramos que devemos trabalhar no sentido dos outros parceiros, da Escola e das Famílias assumirem também responsabilidades e contribuírem para que aqueles que apoiamos sejam independentes; ou seja, procuramos formar e capacitar com vista à autonomia”, refletiu o Diretor.

Partilhe esta notícia