Roteiro da Freguesia de Santo António da Charneca

 

TCB intensificam carreiras a sul do Concelho e financiamento para infraestruturas de saneamento em AUGI

 

A partir do próximo dia 4 de julho passará a haver uma nova carreira circular com paragens nas freguesias mais a sul do Concelho – Palhais, Coina, Estação de Coina, Santo António da Charneca/Cidade Sol (Centro de Saúde), com reforço de frequência e disponibilidade. A medida de intensificação destas carreiras resulta de uma reivindicação das populações oriundas de zonas com uma grande dispersão demográfica.

 

Ainda durante o mês de junho deverá ser submetida uma candidatura ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que contemplará um conjunto de obras no Concelho, num valor próximo dos 3 milhões de euros, com financiamento até 85%.

 

Estas duas informações foram dadas pelo Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, no Encontro de Balanço do Roteiro da Freguesia de Santo António da Charneca, que decorreu na tarde da passada sexta-feira, 17 de junho, e contou, também, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia (JF), Vicente Figueira, e dos vereadores Regina Janeiro, Rui Lopo e Sónia Lobo.

 

Na sua intervenção, Carlos Humberto de Carvalho sublinhou a “recetividade, simpatia e disponibilidade das pessoas”, assumindo ser esta “a Freguesia mais dispersa” “com características diversificadas”.

 

A aprovação da Candidatura ao PO SEUR permitirá a realização de infraestruturas de saneamento em AUGI. A confirmação da dimensão dos trabalhos, de acordo com o Presidente da JF – mais tarde reiterado pelo Vereador com o Planeamento, Ambiente e Mobilidade, Rui Lopo – dependerá, apenas, do limar de pequenos pormenores com proprietários locais ao nível da passagem de infraestruturas por terrenos privados.

Como balanço, Vicente Figueira lembrou, ainda, “algumas dificuldades” por que passam as coletividades.

 

Contacto com coletividades, instituições e o comércio local

 

Recorde-se que de 14 a 17 de junho, a CMB promoveu o Roteiro da Freguesia de Santo António da Charneca, contactando com coletividades, instituições e o comércio local, no sentido de conversar com os agentes sociais, culturais e económicos para ouvir e recolher contributos.

Eleitos da CMB e da JF de Santo António da Charneca visitaram estabelecimentos comerciais da Freguesia e instituições que abordaram, nas conversas, as dificuldades enfrentadas, as perspetivas de desenvolvimento e sugestões com vista à melhoria da qualidade de vida da população. Em termos de movimento associativo e entidades, os eleitos efetuaram reuniões com o Santoantoniense Futebol Clube, Cento Sócio Cultural Bairro da Liberdade, Grupo Desportivo Penalvense, Unidade de Saúde Familiar de Santo António, Centro Social de Santo António, União Desportiva da Vila Chã e Pároco de Santo António.

No dia 16 de junho, decorreram as Opções Participadas com a População no GRU Penalvense, onde os munícipes tiveram oportunidade de colocar várias questões aos membros do Executivo Municipal e da Junta de Freguesia.

 

Limpeza Cemitérios

 

Ainda no Encontro de Balanço do Roteiro, a Vereadora com a Gestão e Administração Geral, Sónia Lobo, deu conta da limpeza dos três cemitérios do Concelho. Os trabalhos no Lavradio foram, já, efetuados este fim-de-semana; Palhais será realizada hoje, segunda-feira, 20 de junho; Vila Chã está previsto para breve.

Esta limpeza passará a ser regular com a contratação exterior do serviço.

 

Partilhe esta notícia