De 19 a 25 de maio, uma equipa de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) participa na Shell Eco-marathon2015, em Roterdão na Holanda. De entre os vários participantes portugueses, a equipa do Politécnico de Setúbal é única do sul do país que vai estar presente na competição.

A iniciativa desafia os participantes a ultrapassar os limites da eficiência energética na estrada, através do desenvolvimento de veículos debaixo peso, que consigam percorrer o maior número de quilómetros com apenas um litro de combustível.

A equipa “Shell Eco EST” integra estudantes dos cursos de engenharia mecânica, engenharia informática e engenharia do ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e de comunicação social da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), que aplicaram os conhecimentos adquiridos na promoção e melhoria de um protótipo, para a categoria dos veículos a gasolina. Os trabalhos desenvolvidos no veículo foram coordenados por docentes da ESTSetúbal/IPS, contando, igualmente, com o apoio das empresas Honda, CityPrint, 3M, VPelículas, Grow, Legend Bikes, SKF e do KIP (Kartódromo Internacional de Palmela).

De acordo com João Gomes, team leader e estudante daESTSetúbal/IPS, este ano os objetivos da equipa “prendem-se principalmente com a superação dos resultados obtidos na prova em 2014, de 224km/litro de combustível”, como tal pretendem “ultrapassar os 300km/litro de combustível”. Para o estudante a participação no evento é uma oportunidade para “aprofundar e desenvolver as nossas hard skills, os nossos conhecimentos técnicos em diversas tecnologias, materiais e componentes que ajudem a aumentar a eficiência energética num veículo”.

Este ano, para além da participação na prova, a equipa concorre também ao prémio de comunicação.

As inspeções técnicas aos veículos decorrem de 19 a 21 de maio e as provas têm lugar de 22 a 24 de maio.