Alcácer do Sal e Torrão receberam hoje (15 de dezembro) uma campanha de distribuição de sacos reutilizáveis, uma ação destinada a incentivar o uso deste tipo de sacos de modo a promover a diminuição do recurso aos de plástico nas compras do dia-a-dia.

Levada a cabo pela AMBILITAL (empresa intermunicipal de recolha e tratamento de resíduos), a entrega do saco decorreu mediante a apresentação, pelo munícipe, da fatura da água relativa ao mês de outubro.

Durante a manhã, várias pessoas deslocaram-se ao Largo Luís de Camões para participar nesta campanha, tendo sido entregues perto de 70 sacos reutilizáveis. Maria Silva, residente em Alcácer do Sal, mostrou-se “bastante satisfeita” pela realização deste tipo de campanhas, referindo que já faz reciclagem “há muitos anos”. Maria acrescenta ainda que “estes sacos dão muito jeito para as compras, pois os de plástico são objetos que levam centenas de anos a degradar-se e o planeta pode não vir a suportar tanto lixo”.

Manuela Morais, outra habitante de Alcácer, confessou que a reciclagem faz parte do seu dia-a-dia há muito tempo, reciclando, “para além do lixo doméstico, alguns eletrodomésticos velhos, como frigoríficos”. Sobre esta ação, refere que “a população precisa destas iniciativas, pois assim todos são alertados para a necessidade de proteger o meio ambiente”.

Da parte da tarde, a campanha transitou para o Torrão, junto às instalações da Junta de Freguesia.

Para esta ação, que se voltará a realizar no concelho em data ainda por determinar, a AMBILITAL disponibilizou cerca de cinco mil sacos reutilizáveis para os setes municípios associados da AMAGRA, nomeadamente Alcácer do Sal, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.

Partilhe esta notícia