O Município de Santiago do Cacém marcou presença no maior evento na área do turismo em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 13 a 17 de março, na Feira Internacional de Lisboa. 

O Presidente da Câmara Municipal Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha fez um balanço muito positivo desta participação e afirmou que “este ano reforçámos a nossa presença com um stand duplo, apostando na mostra de produtos gastronómicos regionais, com várias provas, e na demonstração ao vivo do trabalho dos artesãos locais. Foram cinco dias de muitos contactos de investidores e operadores turísticos, do público em geral e mesmo de outros municípios interessados em Santiago do Cacém. Este foi o reflexo das dinâmicas de promoção desenvolvidas no espaço de exposição do Município de Santiago do Cacém, a presença de pessoas atraia ainda mais pessoas curiosas”.

Durante os dias em que decorreu a BTL foram estabelecidos inúmeros contactos e “um grande grupo hoteleiro português mostrou interesse em vir conhecer o nosso Concelho, com a perspetiva futura de implementar uma unidade do grupo aqui em Santiago do Cacém, dado que ainda não tem qualquer presença no Litoral Alentejano” sublinhou o Autarca. 

A presença na BTL, como explicou Álvaro Beijinha, “insere-se numa estratégia que temos vindo a delinear com o objetivo de promover o Concelho. O retorno obtido espelha-se na taxa de crescimento alcançada ao nível das dormidas e na captação de investimentos para novas unidades turísticas”.   

A gastronomia também esteve representada numa pequena mostra que contou com iguarias como o bolo Santiago, as empadas de perdiz, os licores regionais, os bolos tradicionais, os enchidos e os chás de produção biológica.

Ao vivo os artesãos do Município mostraram a sua arte a centenas de visitantes. O Cantinho do Artesanato apresentou peças de cerâmica a frio, Ana Paula Lança mostrou os seus trabalhos em cerâmica, Carlos Oliveira marcou presença com os artigos de tapeçaria e tecelagem e a Sadilar levou à BTL objetos de decoração feitos em folha de palma.

Apostando em produtos que se diferenciam pela excelência, o stand do Município foi palco para a divulgação dos Sabonetes do Parral, da Nau do Cacau, chocolates biológicos e artesanais, e da destilaria Gin Black Pig, que no espaço central dedicado à região Alentejo, deu a provar o gin, medronho e rum que produz.

A convite da Autarquia uma comitiva de empresários locais deslocou-se à BTL, dia 14 de março, numa oportunidade para dar visibilidade às empresas do Concelho, e potenciar contactos e oportunidades de negócio.

O espaço promocional do Município recebeu a visita das atrizes Alexandra Lencastre, Sara Matos, Paula Lobo Antunes, Silvia Rizzo, do ator Jorge Corrula, da jornalista da TVI Ana Sofia Cardoso, atuais e antigos embaixadores do Turismo Alentejo e, também, de uma equipa de reportagem da RTP.

Relembramos que, de acordo com dados do INE, se tem assistido a um crescimento notável a nível turístico no concelho de Santiago do Cacém, comparando os últimos três anos praticamente duplicaram o número de dormidas, passamos das 51 mil para mais de 100 mil. Ao nível de proveitos diretos na hotelaria, nos últimos quatro anos, assistiu-se a um crescimento de quase 130%, passando de 2,5 para 5,3 milhões de euros.

Partilhe esta notícia