A Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) e a Andgerações, associação de antigos atletas e cidadãos que querem revitalizar o andebol no Vitória de Setúbal, assinaram, no passado dia 4, um protocolo de cooperação, cujo principal objetivo é promover o andebol no concelho.

No âmbito desta união de esforços, cabe à JFSS possibilitar, através do seu autocarro próprio, o transporte de crianças aos diversos encontros promovidos pela Andgerações durante o ano letivo, assim como à Festa do Andebol, já no período das férias de verão. Este apoio, cedido pela Junta de Freguesia, vai assim viabilizar um conjunto de ações de promoção e prática do andebol junto da população jovem do concelho.

Cerca de 50 alunos das escolas básicas Luísa Todi, Afonso Costa e Bela Vista, entre os 7 e os 10 anos, estiveram envolvidos no projecto-piloto Andebol4Kids, que arrancou no passado ano letivo e a perspetiva, de acordo com António Santos, treinador da equipa sénior de andebol do Vitória de Setúbal, é a de que, a partir de setembro, “sejam abrangidas ainda mais crianças”. O projeto propõe a formação das crianças em sessões semanais, com professores de educação física, nas próprias escolas, e ocasionais deslocações, dentro do distrito, para participação em torneios da modalidade.

Para Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia, é importante apoiar este tipo de iniciativas que “promovem e desenvolvem atividades desportivas nas nossas escolas”. A Junta de Freguesia de S. Sebastião une-se assim a outras entidades que também assinaram o protocolo de cooperação com a Associação Andgerações, nomeadamente a Federação de Andebol de Portugal, a Associação de Andebol de Setúbal, e os Agrupamentos de Escolas Luísa Todi e Ordem de Santiago.