De forma a assinalar os 70 anos do final da II Guerra Mundial, a Câmara Municipal do Seixal, em colaboração com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses e o Conselho Português para a Paz e Cooperação, vai realizar o Ciclo Cinema Liberdade no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

Este ciclo integra a exibição de dois filmes relacionados com a II Guerra Mundial, considerados grandes marcos da história do cinema pela crítica mundial. A entrada é livre e destina-se a maiores de 12 anos.

 

Consulte o programa completo:

 

Dia 7 de fevereiro, sábado, 21.30 horas

1.ª parte, 150 min

Dia 13 de fevereiro, sexta-feira, 21 horas

2.ª parte, 150 min (com debate alusivo às comemorações do final da II Guerra Mundial e à exibição do filme)

1900 (Novecento)

De Bernardo Bertolucci, Itália, 1976, 300 min (150 min + 150 min)

Com Robert de Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda, Donald Sutherland, Laura Betti

Olmo (Gérard Depardieu) é filho de camponeses e Alfredo (Robert de Niro) é herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar de serem amigos de infância, devido às suas origens sociais são colocados em polos política e ideologicamente antagónicos, retratando o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século XX, representado pelo fortalecimento das lutas trabalhistas ligadas ao socialismo, em oposição à ascensão do fascismo.

 

Dia 20 de fevereiro, sexta-feira, 21.30 horas

Roma, Cidade Aberta (Roma, Città Aperta)

De Roberto Rossellini, Itália, 1945, 98 min

Com Anna Magnani

Entre 1943 e 1944, Roma, sob ocupação nazi, é declarada «cidade aberta», para evitar bombardeamentos aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos unem-se para combater os alemães e as tropas fascistas.

Filmado logo após a libertação de Itália, em cenários reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta inaugurou o neorrealismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível fazer-se cinema mesmo nas condições mais precárias.

Partilhe esta notícia