chef Mauro Loureiro visitou esta manhã o Mercado do Livramento para escolher produtos típicos da região, entre eles sardinha, que confecionou de imediato, no âmbito de uma ação promocional da Semana da Sardinha, em Setúbal. 

Na incursão desta manhã pelo Mercado do Livramento, Mauro Loureiro escolheu uma variedade de produtos, entre os quais cenouras, abóboras, rabanetes, pimentos, beterraba, coentros, pão do Faralhão e sardinhas pescadas ao largo de Setúbal. 

Os produtos selecionados deram origem a um torricado de sardinha com molho de espinhas. O prato gourmet foi confecionado pelo chef na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, numa ação de promoção da Semana da Sardinha, que pode ser vista em breve nos canais online da Câmara Municipal de Setúbal.

A Semana da Sardinha decorre entre 24 de julho e 2 de agosto, com a participação de 49 restaurantes do concelho. Durante o festival, cada espaço aderente apresenta ementas gastronómicas especificas, tendo por base este pescado tradicional da costa sadina.

A iniciativa, inserida no leque de ações associadas à gastronomia e com grande tradição em Setúbal, constitui um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local. 

No último dia do certamente, 2 de agosto, a chef Maria João Patronilho, da Siso Gastronomia Artesanal, promove uma degustação comentada gratuita na Casa da Baía, às 18h00, com produtos selecionados e fornecidos pela Docapesca.

A realização deste evento carece de inscrição prévia, até ao dia 29 de julho, pelo e-mail gape@mun-setubal.pt.

O número de participantes na degustação comentada é limitado, de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde.

A Semana da Sardinha é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Docapesca, no conjunto de ações concertadas pela marca Setúbal Terra de Peixe, com apoio da Makro.

CMSetúbal