Arrancou ontem [10 de Outubro] a Semana do Mar 2016, no Cais 2, Edifício da Ex-Lota, com a inauguração da Exposição “Pescadores de Setúbal: olhares do passado, desafios do presente”.

O evento contou com a presença do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, na pessoa de José Castel-Branco e da Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, tendo ambos salientado a importância da parceria entre as duas entidades na organização da 3ª edição deste certame, bem como o apoio dado por todas as entidades envolvidas no mesmo.

A encenação de uma fusão de textos de Raúl Brandão com histórias contadas pelos pescadores, levada ao público pelo Grupo Galateia, Edição e Produção Cultural foi o ponto de partida para a exposição aberta ao público, promovida pelas Associações de Pesca Bivalmar e Setúbal Pesca, que estará patente até ao 16 de outubro. A mostra reúne objetos cedidos por homens e mulheres que fazem do rio Sado a sua vida e divide-se em três temas, Artes de Tecnologias de Pesca, Modos de Habitar e Documentos, com o objetivo de dar visibilidade aos aspetos culturais das populações da pesca para uma melhor compreensão dos desafios do sector.

O evento culminou com uma Degustação de Sabores do Mar numa parceria com a Docapesca numa mostra de produtos que demonstram o valor do pescado português.

A Semana do Mar 2016 conta com um vasto programa de atividades entre as quais o Seminário “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal” [13 de Outubro] no Fórum Municipal Luísa Todi. O programa do seminário conta com a participação de casos de sucesso de empresas nacionais nas mais diversas áreas da economia do mar.

 

Partilhe esta notícia