APORVELA coorganiza um evento que já tem confirmadas as presenças de alguns dos navios mais emblemáticos do mundo, tais como o Pogoria, o Fryderyk Chopin, o El Galéon e a Caravela Vera Cruz

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Marinha Portuguesa apresentam a 5ª edição da Semana do Mar, um evento que, entre os dias 19 e 29 de setembro, levará até Setúbal muita música, street food, espetáculos de fogo-de-artifício e diversas atividades ligadas ao mar.

“Este é um dos eventos mais importantes do nosso calendário anual. São dez dias de muita animação e várias atrações para toda a família, destacando-se desde logo a possibilidade de se visitar alguns dos grandes veleiros mais reputadas internacionalmente. Aliás, o maior objetivo deste evento passa exatamente por sensibilizar a população para a importância da preservação dos recursos marítimos”, explica João Lúcio, Presidente da APORVELA.

O programa deste ano prevê palestras, visitas aos navios já referidos, passeios em embarcações tradicionais, batismos de mar, provas desportivas, entre outras. Estão, igualmente, agendadas duas conferências: uma sobre lixo marinho e microplásticos; e uma segunda que será comemorativa do V Centenário da primeira circum-navegação de Fernão de Magalhães.