Setúbal recebe diversas iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Juventude entre os dias 6 e 8, com especial destaque para a divulgação do programa comunitário “Erasmus + Juventude em Ação”.

A Semana da Juventude, em Setúbal, arranca no dia 6 na Escola Secundária D. Manuel Martins, com uma ação em que se prevê a participação de mais de seiscentos alunos. Entre as 09h00 e as 17h30, estão previstas diversas intervenções de antigos alunos que integraram programas comunitários sobre a forma como estas experiências contribuíram para as suas formações.

A sessão serve ainda para divulgar o novo programa comunitário “Erasmus + Juventude em Ação”, criado para o horizonte de 2014-2020 com o objetivo de reforçar as competências e a empregabilidade, com apoio às parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, para fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho.

Um encontro com 25 jovens setubalenses, para debate de ideias e identificação de questões relacionadas com as preocupações de futuro e as dificuldades com que se debatem diariamente, realiza-se no dia 8, entre as 10h00 e as 13h00, na Casa da Cultura.

A iniciativa, a decorrer em vários pontos do País, repete-se à tarde, entre as 14h30 e as 17h30, no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento. Com entrada gratuita e inscrições ainda disponíveis, a ação procura continuar a recolher diversos contributos por parte dos jovens.

Destes dois espaços de reflexão no âmbito da Semana Europeia da Juventude, organizada localmente com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Teatro do Elefante, resultam documentos elaborados pelos participantes com propostas a remeter a diversas entidades.