Foi constituído um grupo de trabalho alusivo aos riscos da água para consumo humano, oWater Security Group, da Rede de Referência Europeia para Proteção de Infraestruturas Críticas (ERNCIP) da Comissão Europeia, do qual o Município do Barreiro fará parte. Trata-se de mais um passo importante na participação do Município na troca de experiências e conhecimentos na área da Segurança da Água.

 

De salientar que o grupo de trabalho tem como objetivo determinar requisitos para a harmonização da monitorização em tempo real da água potável. Áustria, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Reino Unido são os países que participam neste grupo. Portugal está representado por dois serviços de abastecimento de água sendo um deles o do Barreiro. Os trabalhos a desenvolver nos próximos dois anos (tempo de duração do projeto, renovável automaticamente por igual período) estão relacionados com a criação de diretrizes para a capacitação dos serviços na elaboração de Plano de Segurança da Água. Pretende, igualmente, iniciar o caminho na monitorização on-line da qualidade da água (o mais próximo possível do tempo real), nomeadamente tendo em conta riscos e questões relativas à contaminação química e biológica da água potável.

Estes trabalhos surgem no seguimento de outros que já decorreram, nomeadamente a Conferência sobre Segurança da Água.

Neste contexto, o Sistema Público de Abastecimento de Água do Barreiro foi convidado para participar neste grupo, tendo em conta o trabalho desenvolvido ao longo dos 80 anos de história e experiência que o serviço público de abastecimento de água tem e que reflete a excelência da qualidade da água de consumo humano.

“É um projeto importante para, no ano em que se comemoram os 80 anos do abastecimento público de água no Concelho do Barreiro, projetar ainda mais o futuro do serviço público que queremos. Um serviço público para todos, de qualidade e no qual os munícipes possam confiar”, considera a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Residuos da Câmara Municipal do Barreiro.

Partilhe esta notícia