O pontapé de saída na edição de 2015 da Sesimbra Summer Cup foi dado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol, onde foram revelados alguns dos pormenores do evento.

Apresentada esta quinta-feira, no Auditório Manuel Quaresma, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, a quinta edição da Sesimbra Summer Cup assume-se como uma das mais participadas de sempre, prevendo reunir cerca de 2000 jovens atletas.

O evento, que promete atrair as atenções de centenas de adeptos de futebol, decorrerá entre os dias 24 e 28 de junho, em vários recintos desportivos do concelho de Sesimbra, e contará com o contributo de jogadores e jogadoras de futebol e futebol de praia entre 9 e 19 anos, num total de cerca de 200 jogos disputados.

A Sesimbra Summer Cup 2015 conta com o apoio da FPF e trará a Portugal equipas oriundas de Espanha, dos EUA e do Paquistão, além das formações nacionais, entre as quais se destaca o CS Marítimo, que se estreia na competição.

Enquadrada no espírito do Programa Grassroots da UEFA, a prova assume-se como um meio privilegiado de fomento da prática desportiva, dentro dos princípios do fair-play e respeito, sem nunca esquecer a promoção da ética entre os jovens participantes.

Nesta apresentação do evento, Francisco Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Castelo e responsável pela organização, destacou o espírito da prática desportiva saudável promovido pelo evento. “Temos uma taxa de reincidência enorme, o que prova que as equipas ficam agradadas com aquilo que lá vivem. Este é um evento que não procura mediatismo ou que vive apenas para a exposição, mas para o fomento da prática desportiva segundo os princípios do Grassroots da UEFA, que são fundamentais para os jovens que participam. Além disso, esta prova permite divulgar positivamente os espaços desportivos que Sesimbra possui”, disse.

Assumindo-se como um dos principais apoios da prova, a Associação de Futebol de Setúbal esteve representada neste pontapé de saída pelo presidente Joaquim Sousa Marques, que explicou as razões do apoio à prova. “As coisas têm corrido muito bem e o torneio tem crescido imenso desde a sua primeira edição. Trata-se de um torneio de futebol, no qual temos responsabilidades acrescidas e que vem complementar a nossa atividade corrente de apoio e promoção de eventos, torneios e competições. Além disso, um evento desta natureza, nacional e internacional, é motivo de orgulho na divulgação do distrito e sentimos que o futebol deve servir de veículo de promoção das suas localidades, como este torneio faz.”

O Coordenador Nacional do Plano Nacional de Ética para o desporto, José Lima, aproveitou a oportunidade para divulgar as novidades previstas para esta quinta edição, ao nível da promação da ética desportiva. “O PNED está ligado desde o início à Sesimbra Summer Cup, foi o primeiro evento ao qual nos ligámos e em boa hora o fizemos, porque tem sido uma prova de grande crescimento e com bons valores no desporto. Este ano, preparámos algumas novidades, entre as quais uma ação de formação acreditada para os treinadores presentes na prova, numa sessão dedicada à Ética Desportiva e gratuita, e uma ação de sensibilização para os jovens participantes. De destacar, também, a introdução do cartão branco, que funciona já nas provas jovens organizadas em Setúbal e que tem um valor pedagógico”, concluiu.

Em representação da FPF, Pedro Dias elogiou a forma como a organização apostou na promoção do desporto infantil e juvenil. “Além da responsabilidade social que está implícita na atividade da Federação Portuguesa de Futebol, o nosso principal objetivo é auxiliar e aumentar os índices de prática desportiva no nosso país. De salientar que todos os agentes que têm responsabilidades na promoção do desporto estão representados neste evento, comprovando que a aposta na promoção do desporto infantil e juvenil revelou ser inteligente e ganha por esta organização.”

As inscrições de equipas no evento podem ser feitas no site www.sesimbracup.com.

FPF

Partilhe esta notícia