No terceiro fim-de-semana de maio, o Cineteatro Municipal acolhe um ciclo de cinema dedicado aos direitos humanos.

Na sexta-feira, a sala exibe O Sonho de Wadjda, de Haifaa Al-Mansour, que nos conta a história de uma criança de 10 anos, de um subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita.

Embora viva num mundo conservador, gosta de se divertir, é empreendedora e está sempre a testar os limites daquilo que pode fazer sem ser castigada. Quando Wadjda vê uma linda bicicleta verde à venda, decide tentar arranjar o dinheiro por si mesma para assim poder fazer corridas com o seu amigo Abdullah. Mas a mãe receia as repercussões de uma sociedade que vê as bicicletas como algo perigoso para a virtude de uma menina.

Igualmente inspiradora é a história de um jovem palestiniano que vive a esquivar-se das balas de vigilância para galgar o muro de separação e visitar a sua amada secreta, Nadia. Numa Palestina ocupada, onde o amor perde para a guerra, Omar, um pasteleiro sensível, torna-se num combatente da liberdade que tem de enfrentar escolhas dolorosas em relação à vida e à idade adulta.

O Sonho de Wadjda e Omar são filmes dramáticos sobre a emancipação da mulher, o valor da liberdade e a importância do amor.

 

Bilhete:3,5 € *

* Estudantes até 25 anos e seniores (mais de 65 anos): 30% de desconto

Crianças até 12 anos: 50% de desconto

Partilhe esta notícia