No dia 9 de maio, a Escola Básica de Sampaio recebe a reunião da 12.ª Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), projeto de promoção da cidadania dinamizado pela Assembleia Municipal, que tem como tema O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo.

Tal como nos anos anteriores, os jovens irão apresentar, discutir e aprovar as várias propostas, numa sessão sempre muito participada, onde os mais novos deixam bem expressa a sua vontade de contribuir para o desenvolvimento do concelho. Para uma parte deles é o primeiro contacto com um projeto que lhes tem proporcionado experiências que não vão esquecer, e que enriqueceram o seu conhecimento sobre a realidade que os rodeia. Foi disso exemplo a iniciativa Eleito Por Um Dia, em que acompanharam o dia a dia dos autarcas locais, ou a visita de estudo a vários locais, como o Comité Olímpico Nacional, onde decorreu a eleição da mesa, que contou com a presença de Joana Pratas, atleta olímpica e madrinha da presente edição da AMJ, o Porto de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O projeto inclui ainda a exposição de trabalhos de pintura e desenho incluídos na 8.ª edição do concurso As Cores da Cidadania, que se destina aos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico de 14 escolas do concelho, e pretende promover a realização de trabalhos inéditos nas áreas da poesia, composição e desenho, alusivos à mesma temática da AMJ. Os vencedores de cada uma das áreas serão conhecidos no dia 9 de maio, em cerimónia a realizar na Sala Multiusos da Fortaleza de Santiago.

O concurso As Cores da Cidadania tem como principais objetivos aprofundar o conhecimento e o sentido crítico da vivência em sociedade, incentivar o sentido artístico e literário e sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes.

A exposição estará patente de 5 a 17 de maio, na Fortaleza de Santiago.

Partilhe esta notícia