• De 28 a 31 serão exibidos mais de 100 filmes de 50 países em sessões de cinema com entrada livre no cineteatro João Mota, em Sesimbra
  • A concurso estarão mais de 25 filmes de realizadores portugueses. A cerimónia de entrega dos prémios Finisterra está marcada para dia 30 de maio.  
  • A 8ª edição do Finisterra terá como país convidado a Turquia. De 21 de maio a 1 de junho irá decorrer na Biblioteca Municipal de Sesimbra uma exposição de fotografia organizada pela embaixada da Turquia

Entre os dias 28 a 31 de Maio , Sesimbra e a Arrábida irão ser palco da oitava edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019. Este ano a organização do festival conta com a presença de 105 filmes oriundos de 50 países que estão a concurso para as várias distinções atribuídas. 

Sesimbra recebe mais uma edição de um dos mais prestigiados festivais de cinema e turismo a nível nacional e internacional.  O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival é já uma referência a nível cinematográfico e promete apresentar alguns dos melhores filmes de promoção turística nacionais e internacionais. 

Sendo um festival com forte temática turística o Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2019 irá receber cerca de 50 realizadores, produtores e jornalistas de cinema e turismo vindos do estrangeiro. Durante os dias do festival, os convidados irão usufruir de um programa que pretende dar a conhecer o que a região tem para oferecer, quer ao nível cultural, paisagístico e gastronómico. Esta será assim uma oportunidade para que realizadores e produtores pensem na região para novas produções cinematográficas.

Segundo Carlos Sargedas, diretor do Festival “o Finisterra é referido pelos realizadores em edições anteriores, como sendo muito mais do que um concurso de bons filmes. Marcando pela diferença, este ano vamos mostrar o que de melhor Sesimbra tem para oferecer, através da já habitual “Sesimbra Experiencie”, onde tentamos durante os 4 dias do festival mostrar algumas “locations”, mas também dar a provar o melhor peixe do mundo e os participantes irão participar na pesca artesanal da Arte Xávega na praia de Sesimbra. Mais tarde provaram o peixe.” Este festival é também um festival onde há uma forte componente de “networking” pois a troca de experiências entre os profissionais é incrível e tem mostrado bons resultados. Também aqui o produtor independente tem sido bem acolhido e está de igual para igual.

O Presidente do Júri , o Actor  3 vezes nomeado para o Emmy, Jaswant Shrestha um  realizador e produtor Nepalês, também ele diretor do festivais de cinema em Hollywood e que veio a edição passada a convite de do responsável pelo Finisterra, Carlos Sargedas realça a importância de um festival desta natureza ter um conjunto de jurados, com perfil multidisciplinar, desde professores universitários, cineastas, produtores, jornalistas, etc, vindos de 9 países e que tiveram a difícil tarefa de ver e classificar os filmes, com uma dificuldade acrescida dada a elevada qualidade das obras submetidas, num total de 19 membros. 

Este ano veio no inicio do mês para fazer filmagens para dois programas de Televisão na Região da Arrábida e Sesimbra que irão passar no mercado internacional com particular incidência nos Estados Unidos e Ásia para milhões de pessoas.

Finisterra recebe a Turquia como país convidado da VIII edição:

A VIIII edição do Finisterra acolhe a Turquia como país convidado.  Durante os dias do festival este país marca presença através da Srª Embaixadora em Portugal, Lale Ülker que irá oferecer um almoço no Restaurante “O Capítulo” no edifício do Clube Naval de Sesimbra no dia 30, dia da cerimónia de entrega de prémios. Haverá ainda uma exposição de fotografia da embaixada da Turquia que irá abrir ao publico no dia 21 de maio até ao dia 1 de junho no hall da Biblioteca Municipal de Sesimbra.

Cinema Português ganha expressão no Finisterra:

Os filmes portugueses, que tiveram a maior participação de sempre com 25 filmes a concurso, vieram mostrar que cada vez mais os realizadores portugueses assim como as autarquias acreditam neste festival e veem-no como uma forte montra internacional.

As categorias a concurso são variadas. Os filmes do Finisterra concorrem em categorias como melhor curta documental; melhor filma; melhor realizador; melhor argumento; melhor música; melhores efeitos especiais; melhor banda sonora entre outras. 

Para o diretor do festival Carlos Sargedas “esta edição contará com categorias cinematográficas variadas de forma a premiar o esforço e dedicação dos realizadores a concurso. Iremos ter categorias inovadoras como melhor filme drone, de forma a acompanhar também a evolução no campo de filmagem cinematográfica. Temos participantes de prestigiadas cadeias de televisão como a BBC que certamente irão apresentar filmes de grande valor documental”.

De 29 de maio a 1 de junho Sesimbra recebe assim um dos certames culturais mais importantes da região, que servirá novamente para colocar a região da Arrábida, Setúbal e Troia no mapa das grandes produções internacionais. 

Partilhe esta notícia