Sesimbra foi o município escolhido pela Associação Bandeira Azul da Europa para acolher a Cerimónia de Entrega do Galardão ECOXXI 2015, que visa reconhecer e premiar os 43 concelhos que em 2014/15 demonstraram empenho na implementação do desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem lugar no dia 18 de setembro, sexta, das 14 às 17 horas, no Cineteatro Municipal.

O programa inclui a apresentação de boas práticas em municípios ECOXXI, a atribuição dos prémios dos parceiros que apoiam o ECOXXI e ainda a entrega dos galardões e bandeiras aos municípios participantes.

O Galardão ECOXXI 2015 é atribuído a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50 por cento. Para se candidatar ao ECOXXI, cada município tem de fornecer informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, e que será avaliada por um grupo de peritos que integram a comissão nacional, onde estão representadas mais de 30 instituições.

Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade são 21 no total e passam por fatores como a promoção da educação ambiental por iniciativa do município, população servida por sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, resíduos urbanos gerados, recolhidos e seletivamente tratados, mobilidade sustentável ou conservação da Natureza e Áreas Classificadas.

Programa

14h – Receção aos participantes

14.30h – Sessão de abertura
Composição da mesa:
– Município de Sesimbra
– Associação Bandeira Azul da Europa
– Agência Portuguesa do Ambiente
– Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

15h – ECOXXI 2015 | Apresentação dos Resultados. Margarida Gomes. Coordenação Nacional do Programa ECOXXI.

15.15h – Municípios ECOXXI | Boas Práticas de Sustentabilidade
– Estarreja – EcoCidade – Município de Estarreja
– Eficiência Energética – Município de Viana do Castelo
– Mobilidade Sustentável – Município de Tavira
– Saneamento e Tratamento das Águas Residuais – Município de Sesimbra

16h – Prémios 2015 | Sorteio
Betweien; ESSENTIA; Greendet; Lightcube; Manual de Fantasia; PL-Bio; Reditus; Sigeste; Sogilub;

16.30h – Entrega dos Galardões ECOXXI 2015

17h – Moscatel de Honra

Partilhe esta notícia